Uma Cidade Sustentável
Diversificar a mobilidade
O conceito de modernidade das cidades mudou. O modelo de cidades construídas para o automóvel está a dar lugar à cidade construída para as pessoas. A mobilidade é hoje partilhada, suave e limpa. Uma cidade que não potencia uma experiência de qualidade na utilização dos seus transportes é uma cidade que fica para trás na otimização do trânsito, na receita fiscal, e na transição verde. Lisboa precisa de uma governação que saiba conduzir, com equilíbrio, a transição de um modelo de cidade baseado no carro para um modelo de cidade baseado na proximidade e que alavanque as novas tecnologias de mobilidade.
Vamos impulsionar os modos de mobilidade suave, vamos tornar mais fácil e mais acessível o uso dos transportes públicos, vamos promover o desenvolvimento de um ecossistema multimodal integrado, conectado, acessível, integrando modos de transporte ativo, público e partilhado, que facilite a vida aos lisboetas, potenciando uma mobilidade eficiente e confortável, centrada nas suas necessidades e ao mesmo tempo sustentável, contando com o envolvimento de empresas, de entidades municipais e integrada na Área Metropolitana de Lisboa.
MOVE Lisboa - Visão Estratégica para a Mobilidade 2030
Nesta visão, propõe-se um sistema de transportes mais integrado, confiável, conectado, acessível e aberto a novas soluções, recuperando espaço para as pessoas, aumentando o sentido de pertença da comunidade, maximizando a qualidade de vida da população residente na cidade, e na Área Metropolitana de Lisboa, e melhorando a experiência de quem utiliza e vive Lisboa.
A pandemia associada à COVID-19 veio acentuar a necessidade de caminhar neste sentido, demonstrando a urgência de tornar o ar das cidades mais limpo, apostando nos modos mais sustentáveis e devolvendo o espaço público à população.
Brochura Move Lisboa - versão em português
Brochura Move Lisboa - versão em inglês
Plano de Acessibilidade Pedonal
-
Objetivos e enquadramento
-
Área operacional da via pública
-
Equipamentos municipais
-
Articulação com a rede de transporte público
-
Fiscalização de particulares e desafios transversais
Estudos na área da mobilidade
-
Este estudo pretende analisar os padrões de mobilidade dos cidadãos que residem no concelho de Lisboa e avaliar o seu grau de satisfação com o ecossistema de mobilidade oferecido e testar novas formas/tendências de mobilidade.
-
Este estudo pretende analisar os padrões atuais de mobilidade dos cidadãos que residem no concelho de Lisboa e avaliar o seu grau de satisfação com o ecossistema de mobilidade oferecido e testar novas formas/tendências de mobilidade.
-
O presente estudo pretende caracterizar a dinâmica de utilização de modos de ciclo e micromobilidade, designadamente, bicicletas e trotinetas. Este trabalho consistiu na observação de ciclistas, trotinetistas, dos seus movimentos, características e seus veículos, em diferentes pontos de observação na cidade de Lisboa e em períodos de hora de ponta da manhã, do almoço e da tarde. Este relatório reporta a continuação da caracterização da dinâmica de utilização de modos ativos, dando seguimento e alargando o âmbito dos trabalhos já realizados para a monitorização da mobilidade ciclável e de trotinetas.
-
A Câmara Municipal de Lisboa pretende acompanhar os efeitos da concretização de projetos de qualificação do espaço urbano para a mobilidade ativa, nomeadamente o modo ciclável e outros modos de micromobilidade (designadamente, as trotinetas), antes, durante e após a expansão da rede ciclável, a implementação de um sistema público de bicicletas partilhadas e da entrada de vários operadores de trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas na cidade, mas também para acompanhar o efeito que a pandemia do Sars-Covid-2 teve nos padrões de mobilidade ativa ciclável. A autarquia decidiu, assim, desenvolver a realização de contagens periódicas para a observação dos fluxos destes modos em locais pré-determinados de Lisboa, bem como um conjunto de características relevantes dos utentes (principalmente, os ciclistas e utilizadores de trotinetas). O presente relatório pretende retratar a situação prévia (anterior aos investimentos em infraestruturas cicláveis e equipamentos), a situação imediatamente após conclusão do projeto e situações posteriores, procurando avaliar a eventual estabilização de efeitos.
-
Janeiro 2021
-
Este inquérito teve como objetivo estudar o impacte do PAAB na mobilidade da cidade de Lisboa e dos seus residentes e não residentes que nela estudam ou trabalham.
-
-
9ª Alteração Orçamental aprovada em 17 de abril de 2024