COVID-19 Medidas e Informações

Santo António

13 de junho, às 17h00

Santo António de Lisboa, batizado como Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa em 1195 e morreu em Pádua (Itália) a 13 de junho de 1231, sendo por isso também conhecido como Santo António de Pádua.

A procissão, em honra do santo, é uma das mais populares da cidade, senão mesmo a mais popular. O cortejo remonta ao século XVI, numa iniciativa da confraria dos louceiros (cujo patrono era este santo franciscano), tendo sido, desde logo, apadrinhado pelo Município e população da cidade.

Com início e fim na Igreja de Santo António, a procissão, passa pela Sé, percorre as estreitas ruas e vielas do Bairro de Alfama, onde são integrados os andores dos santos padroeiros das igrejas locais.

Percurso: Igreja de Santo António - Cruzes da Sé - Rua de São João da Praça (entra a imagem de São João) - Largo de São Rafael - Rua de São Miguel (entra a imagem de São Miguel) - Rua da Regueira - Rua dos Remédios - Rua do Vigário - Largo de Santo Estêvão (entra a imagem de Santo Estêvão) - Rua Escolas Gerais (entra a imagem de São Vicente) - Travessa de São Tomé - Largo das Portas do Sol - Largo de Santa Luzia (entra a imagem de São Tiago) - Rua do Limoeiro - Largo de São Martinho - Rua Augusto Rosa - Largo da Sé (celebração litúrgica) - Igreja de Santo António.

Saiba mais aqui.