COVID-19 Medidas e Informações

Nossa Senhora da Saúde

Primeiro domingo de maio

O culto a Nossa Senhora da Saúde é anterior ao século XVI, mas, a procissão em honra da Virgem só seria instituída em 1570. Ano, em que mais uma vez Lisboa se encontrava dizimada pelos efeitos da peste. Os artilheiros de São Sebastião fizeram um voto a Nossa Senhora para que terminasse a grande peste, o que veio a acontecer.

Ano após ano, a procissão realizou-se até que 1910 foi interrompida. Retomada em 1940. Deixou de se realizar, uma vez mais, entre 1974 e 1981. Atualmente a procissão incorpora as imagens de Santa Bárbara, Santo António, S. Sebastião e da Senhora da Saúde.

É uma procissão muito colorida com figurantes e andores, que integra representantes de todas as forças militares e também com bandas de música marcando o ritmo de marcha. O cortejo abre com a imagem de S. Jorge montada a cavalo e escoltada por um destacamento a cavalo do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana.

Percurso: Igreja de Nossa Senhora da Saúde - Rua do Benformoso - Largo do Intendente Pina Manique - Travessa do Cidadão Gonçalves - Avenida Almirante Reis - Rua da Palma - Praça Martim Moniz - Rua D. Duarte - Praça da Figueira - Rua dos Condes de Monsanto - Poço do Borratem - Rua do Arco do Marquês de Alegrete - Igreja de Nossa Senhora da Saúde.