COVID-19 Medidas e Informações

Recursos Arqueológicos

O Centro de Arqueologia de Lisboa  (CAL), demonstrando que a Arqueologia deve ser encarada como um recurso cultural, económico e turístico, fomentando a sensibilização e educação patrimonial e cultural e divulgando aspectos menos conhecidos da história da cidade, oferece uma lista de recursos arqueológicos que, embora quase sempre escondidos na paisagem urbana, podem ser visitados.

Ocultos no subsolo ou integrados no actual edificado, são inúmeros os vestígios do passado de Lisboa que, sujeitos à permanente e muito activa pressão urbanística de uma cidade capital, importa registar, salvaguardar e valorizar. A própria dinâmica urbanística da cidade tem funcionado como oportunidade para o fazer. De entre os resultados mais públicos dessa actividade, salientam-se as integrações museológicas de vestigios patrimoniais arqueológicos, muitas vezes pouco conhecidos e que importa divulgar.

São esses os recursos arqueológicos que constam da lista que se disponibiliza, onde para cada sítio marcado em mapa, se oferece uma ficha com informações essenciais como a identificação dos vestígios e a sua importância na história da cidade, algumas imagens, as condições de acesso e mais importante do que tudo, a localização.

Locais Arqueológicos

Núcleo Arqueológico Casa dos Bicos
Núcleo Arqueológico Casa dos Bicos
Núcleo Arqueológico do Castelo
Núcleo Arqueológico do Castelo
Teatro Romano
Teatro Romano
Criptopórtico da rua da Prata
Criptopórtico da rua da Prata