Assistência à Saúde e Segurança

A capital portuguesa é reconhecida como uma cidade acolhedora e segura, porém, para que a sua estadia seja uma experiência agradável, sem problemas ou dificuldades, existem algumas questões práticas que devem ser observadas.


Serviço de assistência e emergência médica

Quer seja cidadão residente ou visitante, nacional ou estrangeiro poderá aceder aos serviços de assistência e emergência médica

Casos menos graves

Se tem dúvidas sobre a sua saúde utilize o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, SNS 24. Aqui, os profissionais de saúde, irão avaliar, aconselhar e encaminhar, consoante a questão apresentada - situação de doença ou problemas com medicação.

No início da chamada, é pedido o número de cartão de utente, portanto, confira se tem esses dados à mão.

Serviço telefónico

808 24 24 24 (custo de chamada local)

Serviço digital

Website SNS 24

Emergências

Em caso de urgência deve recorrer a um hospital. Consulte o nosso diretório de contactos.

Se sofreu um acidente ou seu estado de saúde exige tratamento imediato ligue o Número Europeu de Emergência.
 

Número Europeu de Emergência

112 (chamada gratuita)

Acesso a medicamentos em Portugal

Medicamentos sujeitos a receita médica e medicamentos não sujeitos a receita médica

Esta classificação permite saber quais os medicamentos que exigem prescrição e utilização sob supervisão médica e aqueles que podem ser adquiridos sem necessidade de receita médica.

Mais informações disponíveis em www.infarmed.pt

Pesquisar farmácias em Lisboa


Segurança

Conselhos úteis para a sua segurança

Carteiristas

Esteja alerta para se proteger de possíveis furtos, principalmente, nos transportes públicos. Locais turísticos, cafés, bares, esplanadas, restaurantes e espaços com grande concentração de pessoas, são também alvo de carteiristas. Evite mostrar objetos de valor (smartphones por exemplo) ou quantias elevadas de dinheiro.

Se for vítima de furto, deve dirigir-se a uma esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) e apresentar queixa.

Polícia

Se foi vítima de um crime, é importante que o denuncie às autoridades.

Pode fazê-lo on-line através do website Queixa Eletrónica ou pessoalmente na esquadra mais próxima.

Em situações de emergência, em que seja necessária uma resposta imediata das forças ou serviços de segurança, designadamente quando o crime está a ser cometido, deve contactar, de imediato, o Número Nacional de Emergência (112).

Forças de segurança e polícia municipal

Polícia Municipal - PM

Os agentes desta força policial são uma presença constante nas ruas, sempre prontos a ajudar moradores e visitantes

Esta Polícia tem por missão principal fiscalizar o cumprimento dos regulamentos municipais e a aplicação das normas legais.
Os agentes são reconhecidos pelos seus uniformes azul escuro mostrando um desenho quadriculado em preto e branco e uma faixa refletora amarela no peito (onde está identificado o logo da Cidade de Lisboa e claramente escrito Polícia) e nas costas (onde está claramente escrito Polícia Municipal).

Saber mais   Contactos

Polícia de Segurança Pública - PSP

Vocacionada para o exercício de funções de segurança e manutenção de ordem pública, ajuda a tornar a cidade um lugar seguro e protegido

Os agentes são reconhecidos pelos seus uniformes azul escuro ou azul claro que tem nas costas claramente escrito Polícia. Usam por vezes (especialmente em ações de trânsito) um colete refletor de cor amarela ou laranja que tem nas costas claramente escrito Polícia.

Saber mais   Esquadras de Turismo

psp