COVID-19 Medidas e Informações

Lojas com História

Recordações guardadas num pacote de café moído, numa lata de conserva, numa vela de fabrico artesanal, numa garrafa de ginjinha

Fazer compras na cidade de Lisboa pode ser uma experiência agradável e especial caso vá às lojas com história, que nalguns casos se encontram instaladas em edifícios da época Pombalina (século XVIII) e de períodos anteriores.

Ao longo de muitas gerações, alguns costumes tornaram-se parte do ser português como, por exemplo, as memórias associadas ao aroma inconfundível do café acabado de moer, para venda em lotes da casa ou feitos no momento da compra, à escolha do cliente.

Também a visão de prateleiras repletas de vinhos, aguardentes, licores, e outros artigos afins de marca portuguesa são uma constante nos trajetos de compras em Lisboa.

Para além destes produtos poderá encontrar lojas com reproducões feitas à mão de brinquedos antigos de madeira e de lata, um hospital de bonecas, a última loja em Portugal de venda exclusiva de luvas, com design próprio e predominantemente manufaturadas, lojas de produtos alimentares de marca portuguesa com reprodução das embalagens originais, e muito mais.

Lojas únicas vão encantar qualquer visitante que queira levar uma recordação ou comprar uma simples utilidade.

Com um lugar determinante na vida económica, social e cultural da cidade, a preservação do comércio tradicional, através da salvaguarda dos estabelecimentos e do seu património material e histórico, tornou-se prioritária para a Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido criado o Fundo Municipal “Lojas com História”.

Saiba mais