COVID-19 Medidas e Informações

Como chegar a Lisboa

É fácil chegar a Lisboa

Lisboa é uma cidade de fácil acesso, quer se chegue de avião, de carro ou autocarro, de comboio, ou de barco.

Aqui encontra uma seleção de informações atualizadas e dicas úteis para tornar sua viagem mais fácil, independentemente do modo de transporte escolhido.


Avião

O Aeroporto Humberto Delgado, também chamado Aeroporto de Lisboa ou Aeroporto da Portela, localiza-se a apenas 7 km do centro da cidade.

É um aeroporto nacional e internacional onde operam as principais companhias aéreas internacionais.

A ANA - Aeroportos de Portugal, SA regula o funcionamento dos aeroportos em Portugal, e disponibiliza informações sobre partidas e chegadas em http://www.ana.pt , assim como sobre os transportes disponíveis para chegar ao centro das cidades mais próximas.

Opções de transporte público para sair do aeroporto: Metro, autocarro Carris e táxi.

Comboio

Viagens nacionais

A rede ferroviária é bastante eficiente, principalmente, no que diz respeito às ligações entre as cidades do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro. As viagens podem ser feitas nos comboios Alfa-Pendular (mais rápido, com poucas paragens), Intercidades (menos rápido, com mais paragens) ou Regionais (lentos e com muitas paragens).

Viagens internacionais

Portugal tem uma ligação ferroviária com a Espanha que liga Lisboa / Madrid.

Serviço assegurado pela empresa Comboios de Portugal

Compre as passagens no site da CP, com pelo menos alguns dias de antecedência, para conseguir reserva de lugar e descontos associados.

 707 210 220

 

Por estrada

Portugal possui uma boa rede viária

De carro

Portugal possui uma rede viária constituída por Autoestradas (AE), Itinerários Principais (IP), Itinerários Complementares (IC), Estradas Nacionais (EN) e Estradas Municipais.

Antes de chegar, é aconselhável conhecer as autoestradas, estradas e opções de estacionamento da cidade para aproveitar ao máximo a sua viagem.

Dentro de Lisboa algumas zonas, como o centro, têm o acesso limitado. Para manter a habitabilidade e a acessibilidade na cidade a maior parte das ruas são zonas de estacionamento pago. Aos fins de semana uma boa parte dos estacionamentos são gratuitos.

A gestão do serviço de estacionamento em Lisboa é assegurado pela EMEL.

De autocarro

Serviços regulares de autocarros ligam todas as cidades, vilas e principais localidades do país a Lisboa.

As ligações internacionais são asseguradas por várias empresas.

 

 

Barco

Desembarcar de um navio de cruzeiro ou de uma embarcação de recreio

Chegar aos Terminais de Cruzeiros

O Porto de Lisboa dispõe de vários terminais de cruzeiro - Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, Gares Marítimas da Rocha Conde de Óbidos e de Alcântara - e recebe todo o tipo de navios de cruzeiro, cumprindo todos os requisitos de segurança exigidos a nível internacional.

A sua localização, nas margens do rio Tejo, perto do centro da cidade e das principais atrações turísticas, permite, em alguns casos, uma deslocação a pé, para visitar alguns dos locais mais emblemáticos e fazer compras.

Táxis, tuk tuks e autocarros servem os terminais.
 

Chegar às Docas de Recreio  

Quem chega numa embarcação de recreio encontra no Porto de Lisboa quatro docas, onde pode aportar em segurança - Doca de Alcântara, Doca de Belém, Doca do Bom Sucesso e Doca de Santo Amaro.

As quatro docas disponibilizam, entre outros serviços, posto de receção, eletricidade nos passadiços, recolha de lixos e óleos, sistemas de segurança, sistemas de comunicação e balneários.